À sombra de um abacateiro

À sombra de um abacateiro
O Abacateiro veio à Paraíso

Rádio Eco News

Get the Flash Player to see this player.
_

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

AO DEUS DARÁ!

Visitei o sul do Maranhão no começo desta semana.
                Lugar de belíssimas paisagens e povo hospitaleiro, Carolina é dona de um dos maiores complexos de ecoturismo do Brasil. A “Pedra Caída” é um santuário ecológico repleta de cachoeiras, cascatas e riquíssimas fauna e flora.


                Deus foi muito generoso com o Maranhão, que, além disso, ainda conta com Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba na divisa com o Piauí, litoral de águas quentes e areias brancas.
                Mas para não ser injusto, Deus resolveu mandar um castigo, uma provação para o povo daquela terra. Mandou a família Sarney e seus “cupinchas” para governar.
                O estado sofre desmandos da família Sarney há mais de 50 anos.
O resultado de tudo isso é o atraso social que o Maranhão sofre.
Se estabelecermos uma comparação entre o Maranhão e o estado do Tocantins, notamos que o estado caçula, que também nunca teve um governo sério, apresenta um nível de desenvolvimento social bem superior ao outro. (Salienta-se que o Tocantins não é exemplo de desenvolvimento social para ninguém).
Enquanto isso, todos são coniventes com a situação maranhense. Governo corrupto, instituições falidas, povo deseducado, miserável, e sem as mínimas condições para viver dignamente. Resultado, porém, de uma administração coronelista e pessoal.
A coisa pública, no Maranhão, pertence à uma Família.
Através de uma pesquisa, constatamos o seguinte:

O DONO DO MARANHÃO


- Para nascer, Maternidade Marly Sarney;
- Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney;
- Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney;
- Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney;
- Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney.
Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário;
- Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor);
- Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas ‘maravilhosas’ rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.
Não gostou de nada disso? Então quer reclamar?
Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney



Pobre Maranhão
Que destino trágico, este do povo do Maranhão!
Jackson Lago foi eleito governador para acabar com o domínio da família Sarney, que há 50 anos acorrenta o Maranhão ao atraso e à miséria.
O Maranhão tem hoje os piores índices de desenvolvimento humano do Brasil. Ao lado de Alagoas, naturalmente.
Jackson Lago foi prefeito de São Luís. Contra os Sarney. Jackson Lago foi eleito governador do Maranhão. Contra os Sarney. Para encerrar o reinado dos Sarney. Para isso ele foi eleito.
Porém, durante a campanha eleitoral permitiu que fossem usados os mesmos métodos que criticava na família Sarney.
Clientelismo, fisiologismo, utilização da máquina pública, exploração da miséria.
O então governador José Reinaldo Tavares, cria de Sarney que depois rompeu com o grupo, para eleger seu candidato cometeu vários abusos, entre os quais distribuição de cestas básicas e kits salva-vidas para os eleitores.
Tudo para eleger Jackson Lago e encerrar o domínio de seu ex-padrinho sobre o Maranhão.
Resultado: a coligação derrotada (Roseana Sarney) acusou Jackson Lago de abuso de poder político e econômico. O TRE cassou seu mandato e o do vice, punição confirmada pelo TSE. E por unanimidade.
O governador entrincheirou-se no palácio e declarou que só sairia depois que o STF julgasse todos os recursos. Mas já sofreu algumas derrotas no Supremo. Deixou o Palácio hoje de manhã.
O MST aliou-se ao governador, está acampado em São Luís e pretende fazer movimentação contra Roseana Sarney, candidata derrotada que ontem assumiu o governo.
Vamos dar um basta nisso.


Este artigo, diga-se de passagem, não possui nenhuma conotação político-partidária.
Serve, apenas, como forma de protesto ao que o Brasil finge que não vê.

2 comentários:

Macagi disse...

Tem jeito não!!! O povo ainda se humilha e vota nessas pessoas. E ainda dão seus filhos pra serem batizados pelos coronéis. Com tanto afilhado espalhado fica difícil. Vê aqui em Paraíso mesmo, o coronelismo aonda insiste nos dias de hoje. É monopólio do transporte público, dos meios de comunicação, clientelismo que já faz parte da cultura daqui e é encarado com naturalidade pela população, que, é condicionada pela falta de informação, de educação e cultura. Ou seja, "nóis tamo laskadu".

Anônimo disse...

isso e inveja de quem nao tem competencia e apoia em governo de vagabundos que em 2anos quebrou o estado do maranhao,e pior que em 3 meses como ja cassado, o governador jaksom usou todo o fundo de reserva do estado volar acima de 600 milhois.e o maranhao comtinuava com estradas esburacadas e com um governo ausente, fico admirado com uma pessoa de carolina que estava praticamente isolada por falta de estrada fazer esse tipo de comentario.